segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

COMENTÁRIOS PÓS-NATAL


                26 de dezembro. Uma segunda-feira muito preguiçosa com uma chuva pouca e constante caindo lá fora. Meu natal foi bem diferente esse ano, com direito à oração acalorada, testemunho de familiares, hino da Harpa, tristeza por um amigo que sofreu uma perda em pleno 25 de dezembro e saída com amigos pra tomar um sorvete no fim do dia.
                Como é interessante ver como algumas coisas mudam na nossa vida... Às vezes ainda me parece um pouco estranho o fato de que eu já me locomovo sozinho pra muitos lugares que eu nunca estive quando eu só andava com meus pais, a quantidade de amigos que eu tenho hoje, as minhas responsabilidades com faculdade e estágio, e por aí vai. Mas tem coisas que não mudam nunca, por exemplo aquela história de reflexão no fim do ano. “Natal é um tempo pra refletir, pra permitir que seu coração se abra pro amor de Jesus, repensar as atitudes, liberar perdão etc.” Tudo bem, legal, realmente é isso aí. Mas de fato temos nos permitido fazer todas estas coisas? Desculpa, mas é que, pra mim, isso parece muito clichê, papo de fim de ano. Nada contra quem fala essas coisas ou as envia como mensagens no facebook, mas é que eu prefiro deixar as coisas acontecerem e fazer o máximo pra viver Jesus e seus princípios na minha vida (o que, de fato, é o verdadeiro sentido do natal) do que ficar discursando coisas que eu mesmo, muitas vezes, não faço.
                Clichê ou não, mais um natal passou. E muito rápido. E olha que, pelo menos pra mim, o natal já havia começado há alguns meses atrás. Em pleno agosto, eu disse A-GOS-TO, no meu caminho pra faculdade eu já via lojas no Centro do Rio completamente enfeitadas e lotadas de mercadorias pro natal. Parece loucura, né? Pra mim foi assustador. Daqui a algum tempo (e pouco tempo) eu acho que logo depois do domingo de páscoa já vai começar o natal na Leader Magazine... Confesso que desaprendi a viver sem o capitalismo, mas é que às vezes ele me assusta. Mas agora não há mais choro nem vela, o próximo natal é só ano que vem.
                Eu estou realmente com muita, muita preguiça nessa segunda-feira chuvosa de 26 de dezembro. Agora o papo é pensar no reveillon. Você sabe o que vai fazer? Se sabe, parabéns pra você, porque eu, até agora, não sei. Eu queria mesmo é ver os fogos, mas ainda não sei se vou conseguir de fato. Tem alguma ideia? Se tiver, fale comigo. Mas antes de pensar no ano novo, vale uma retrospectiva do ano que passou, né? 2011 foi um ano muito bom, de muita experiência nova, de muito aprendizado. Segundo ano de faculdade (muito, muito intenso, por sinal, com risos e lágrimas), minha primeira experiência em estágio, minha primeira viagem de avião (pra Salvador, e sozinho), a vida de uma pessoa que amo ganha pra Jesus, um relacionamento que não deu certo (mas que me deu muitas lições), perda de ente querido da família, aproximação de amigos que se tornaram irmãos... Tudo passou, tudo marcou, tudo valeu a pena.
                As alegrias desse ano me relaxaram, as tristezas me fortaleceram, as experiências me enriqueceram, e agora... agora restou a esperança. Esperança do que há de vir, do que há de florescer, do que há de sorrir. Somente espero. Espero de braços abertos.


Daniel Cobian
26.12.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário