domingo, 1 de abril de 2012

NEM SEMPRE DÁ CERTO...


                Às vezes a vida da gente parece um pouco com um bolo solado, como uma massa que parecia muito bonita a princípio e murchou de repente, como uma experiência que não deu certo. Para praticamente tudo na nossa vida, pelo menos pra maioria das pessoas (e acho que eu me encaixo nessa maioria), a gente procura uma espécie de receita que nos faça passar sem qualquer incidente pelas diversas situações da vida. Ocorre, porém, que nem sempre as coisas saem como a gente imagina que elas sairiam, e aí vem o tal bolo solado que eu disse. Normal, perfeitamente normal. Mas será que estamos preparados pras decepções da vida?
                Era uma quinta feira nublada e eu não pude sair de casa porque havia greve de ônibus. Como fui forçado a tirar folga do estágio e da faculdade, resolvi fazer um bolo. Nunca tinha feito um. Minha mãe me dizia da sala de casa tudo o que eu devia fazer enquanto eu executava e anotava a receita dela na cozinha. Fiz tudo direitinho como ela disse, misturei todos os ingredientes da forma correta. Fiquei animado! Quando aquela massa bonita e saborosa (eu já havia provado) foi pro forno eu criei expectativas. Mas o bolo cresceu demais, acabou transbordando da fôrma e, de repente, murchou. Que decepção... Fiquei sem entender o que tinha acontecido enquanto minha mãe dizia que eu havia colocado fermento demais. Eu podia jurar que tinha seguido a receita dela passo a passo, do jeito certinho, e que aquilo daria certo pra mim como sempre dá certo pra ela (os bolos da minha mãe sempre são ótimos). Enganei-me.
                No dia a dia isso acontece também, porque não estamos preparados pra lidar com as adversidades, sempre procuramos uma receita de bolo pra tudo em nossa vida, achando que a experiência que os outros tiveram a gente também vai ter se fizer tudo da mesma forma como eles fizeram. As coisas não funcionam assim, acredite. Tem muitas situações que precisamos arriscar pra saber no que vai dar, tirar um pouco os pés do chão, nem que seja em rápidos pulinhos, afinal não temos asas. Quem se prende o tempo todo a experiências alheias se limita e não consegue aprender com os próprios erros.
                Há pouco tempo vivi tempos ruins na minha vida, um acontecido que pensei que seria ótimo que era o certo pra minha vida, mas o tempo me mostrou que não. Muita dor, lágrimas e ressentimentos. A tal decepção. Mas foi incrível o aprendizado que tive com tudo o que aconteceu, um aprendizado que eu só tive porque um dia eu decidi arriscar e tomar atitude, e hoje vejo que tudo valeu a pena. Do que deu certo a gente leva as alegrias, do que deu errado a gente leva a experiência pra próxima tentativa. Não perca tempo secando lágrimas, se lamentando, caído na frente do espelho. Mova-se, reaja! E se você souber contornar a sua decepção, olhá-la de todos os ângulos e tirá-la da fôrma que a limita, certamente você vai ter sabedoria de transformar aquele bolo aparentemente solado em algo que não ficou tão ruim assim:


Daniel Cobian
01/04/12


Nenhum comentário:

Postar um comentário